domingo, 29 de abril de 2012

Na Síria, rebeldes fazem primeiro ataque por mar ao regime de Assad

Os opositores sírios que há mais de um ano protestam pela saída do líder Bashar al-Assad do poder fizeram neste sábado o que se acredita ser sua primeira ofensiva por mar, deixando feridos entre suas próprias tropas e as forças do regime. O ataque chega no mesmo dia em que o Líbano barrou um navio que trazia armamentos aos rebeldes.

O ataque, realizado por rebeldes armados a bordo de botes, ocorreu próximo à cidade de Lattakia, na costa da Síria no Mar Mediterrâneo, próximo à fronteira com a Turquia. Segundo a imprensa estatal síria, os confrontos entre os rebeldes e forças de segurança deixaram feridos dos dois lados, mas não houve relatos de mortes.

Em outro desdobramento, o governo libanês anunciou mais cedo ter interceptado um navio que rumava para a costa síria com um carregamento de armas supostamente destinadas a alimentar as frentes de batalha rebeldes. O navio teria zarpado da Líbia. Embora o governo de Assad tenha oficialmente aderido a um plano de cessar-fogo mediado pelo enviado especial da ONU e da Liga Árabe Kofi Annan ainda no dia 12 de abril, mais confrontos incluindo mortes ocorreram neste sábado em subúrbios da capital, Damasco, e na cidade de Aleppo.

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, com base em Londres, ao menos seis pessoas teriam morrido nos combates. Na quinta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, classificou a continuidade dos ataques das forças do regime como uma "contravenção" ao plano de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário