segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vitória nacionalista em eleição reacende aspirações separatistas bascas

Os partidos nacionalistas do País Basco venceram as eleições regionais da Espanha, um resultado que deve reacender as aspirações de independência da região.
O Partido Nacionalista Basco (PNV), que é conservador, foi o vencedor enquanto que o Euskal Herria Bildu, a coalizão separatista de esquerda, ficou em segundo lugar na eleição que especialistas descrevem como um marco na Espanha.
O PNV conseguiu 27 assentos no Parlamento regional e o Bildu ficou com 21.
O Partido Socialista, de oposição, ficou em terceiro lugar com 16 vagas conquistadas, seguido pelo Partido Popular em quarto, com dez cadeiras.
Segundo o correspondente da BBC em Madri Tom Burridge, PNV e Bildu devem formar uma coalizão e então pressionar pela realização de um referendo para decidir a independência da região.
Caso isto realmente ocorra, o governo central da Espanha terá um grande problema nas mãos, segundo Burridge. O resultado no País Basco veio semanas antes das eleições regionais em outra região do país, a Catalunha, onde os pedidos por um referendo sobre a independência da região estão aumentando.
veja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário