segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Obama x Romney: Último debate tem política externa como tema

Nesta segunda-feira, os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama e ex-governador de Massachussets Mitt Romney, vão se enfrentar no último debate antes das eleições, previstas para o dia 6 de novembro. O tema deste encontro será a política externa americana.
A seguir, um resumo das posições de cada candidato, com base em discursos feitos por ambos recentemente.
IRÃQuestões principais: programa nuclear do Irã, a ameaça do desenvolvimento de uma arma atômica, a possibilidade de guerra e as especulações sobre um ataque unilateral por parte de Israel.
O que Obama disse: "Países e presidentes fortes dialogam com seus adversários". Posição: O Irã não deve ser autorizado a ter uma arma nuclear. Obama não descartou todas as alternativas, mas, claramente, prefere uma solução negociada por meio da diplomacia e/ou sanções. Apesar de as tentativas iniciais de persuadir os iranianos terem falhado, as sanções internacionais parecem estar tendo o efeito desejado pela administração do governo Obama.
O que Romney disse: "...Se vocês me elegerem como próximo presidente, eles não terão uma arma nuclear". Posição: Mantém uma linha mais dura. Além de defender que o Irã não produza armas nucleares, Romney mantém a posição de que o país não tenha o direito de desenvolver qualquer programa nuclear. Ele rejeita qualquer tentativa de convencimento por meio da diplomacia, mas prefere elevar o tom por meio da aplicação de mais sanções. No entanto, o ex-governador acredita que uma ação militar possa funcionar.
veja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário