sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Kofi Annan renuncia a cargo de mediador da ONU na Síria


O mediador da Liga Árabe e da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Kofi Annan, renunciou ao cargo, informou nesta quinta-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A demissão acontece após meses de tentativas infrutíferas de estabelecer um cessar-fogo e mediar uma saída para a guerra civil no país.

Ban anunciou "com profundo pesar" a renúncia de Annan, que foi nomeado para o posto no dia 23 de fevereiro deste ano. O seu mandato expira em agosto, e ele decidiu não renová-lo. "Annan merece nossa profunda admiração pelo modo altruísta com que usou suas formidáveis habilidades no que é provavelmente a mais difícil das incumbências", disse Ban.

"É impossível para mim ou para qualquer outra pessoa convencer o governo e a oposição a dar os passos necessários para abrir um processo político", disse Annan em entrevista coletiva em Genebra, na qual voltou a denunciar a falta de unidade na comunidade internacional para pôr fim a 17 meses de conflito armado. 

Agora, o secretário-geral da ONU conversa com a Liga Árabe para encontrar um substituto de Annan enquanto a violência aumenta gradativamente na Síria. "Eu continuo convicto de que mais derramamento de sangue não é a resposta. Cada dia de matança dificulta ainda mais uma mudança enquanto traz mais sofrimento ao país e perigo à região", afirmou Ban.

Nenhum comentário:

Postar um comentário