sábado, 14 de abril de 2012

Forças do governo matam 6 na Síria, e ONU aprova envio de observadores

Pelo menos seis civis morreram em confrontos na Síria neste sábado (14), terceiro dia do frágil cessar-fogo promovido pela ONU e pela Liga Árabe, informou a oposição. As mortes ocorreram em Aleppo (4), Homs (1) e Dmeir, próximo à capital, Damasco (1).


A oposição denunciou que as tropas leais ao regime de Bashar al Assad intensificaram bombardeios à cidade rebelde de Homs. Ao mesmo tempo, o Conselho de Segurança da ONU aprovou, por unanimidade dos 15 membros, o projeto de resolução que determina o envio de uma primeira leva de até 30 observadores desarmados à Síria para monitorar o cumprimento do frágil cessar-fogo.


O texto  afirma que o Conselho vai estudar "medidas adicionais".
Na véspera, os russos, aliados do contestado governo do presidente Assad, barraram a votação do envio dos observadores. O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, deixou claro neste sábado que havia limitações para o tipo de ação que a Rússia poderia apoiar.
O plano do emissário internacional Kofi Annan para a Síria prevê, além do fim da violência, o direito de manifestação pacífica e um diálogo entre a oposição e o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário