segunda-feira, 16 de abril de 2012

Espanha faz reunião de emergência sobre petroleira argentina


O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, realiza nesta segunda-feira uma reunião de emergência após o anúncio da expropriação das ações da petroleira Repsol na argentina YPF, revelada pela presidente Cristina Fernández de Kirchner.
Na Argentina, Kirchner envia ao Congresso projeto para nacionalizar YPF
Para analistas, intervenção na YPF vai afugentar investimentos

O premiê chamou os ministros de Indústria, José Manuel Soria, e de Relações Exteriores, Manuel García-Margallo, para definir as medidas a serem tomadas. De acordo com o jornal argentino "Clarín", o encontro foi decidido após o anúncio de Cristina.
A publicação informa que Rajoy afirmou que defenderá os interesses da Repsol como se fossem os do governo e que será dada "uma resposta adequada", que deverá ter a colaboração dos países da União Europeia.
A declaração foi confirmada pela secretária geral do Partido Popular, que comanda o país, María Dolores de Cospedal. "Não tenho a menor dúvida que o governo dará a resposta devida à essa situação. Será uma resposta suficiente e completa para defender os interesses das empresas espanholas na Argentina".
Já o secretário de Cooperação Internacional, Jesús Gracia, disse que o governo estudará a decisão argentina, que considerou "muito pessoal".

Um comentário: